Auditores do TCE-PI participarão do Hackfest 2018 em João Pessoa

, em Destaques, Notícias

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) participará do Hackfest 2018, que acontecerá em João Pessoa (PB), de 16 a 19 de agosto. O evento é uma mobilização coletiva de profissionais e estudantes para o desenvolvimento e produção de soluções tecnológicas avançadas, como aplicativos ou jogos, para atuação na promoção do controle e conscientização social sobre gestão e gastos públicos.

O Hackfest consta de palestras e painéis, oficinas, reuniões temáticas, apresentações e outras atividades envolvendo profissionais e estudantes de diversas áreas correlatas à gestão pública, como Tecnologia da Informação, Contabilidade, Administração e Direito, a fim de estimular debate e a reflexão sobre temas relevantes para a sociedade, como o controle social e o combate à corrupção.

Do TCE-PI, participarão auditores de Controle Externo da Dgecor (Diretoria de Gestão Estratégica da Informação e Combate à Corrupção). O objetivo do evento, explica o diretor da Degecor, Inaldo Oliveira, é discutir a criação e o uso de aplicativos cívicos e outras ferramentas da tecnologia para ampliar o controle social e aperfeiçoar o combate à corrupção na gestão pública.

A ideia é que essas ferramentas possam ser usadas para explorar dados abertos, decifrar senhas e códigos para análise de informações da gestão, em ações diretas contra a corrupção. Em sua 4ª edição, o Hackfest 2018 amplia seu formato a inclui a Virada Legislativa, que objetiva desenvolver propostas de projetos de lei de iniciativa popular e estruturar campanhas de mobilização para angariar apoio necessário para sua apresentação ou de outras causas já em curso.