“Combate a Hipertensão” é tema do nono encontro do “Mais Viver”

Na manhã desta terça-feira (16) aconteceu o nono encontro do programa “Mais Viver – Vida plena no Pós-carreira”. A atividade realizada na Escola de Gestão e Controle Cons. Alcides Nunes (EGC), reuniu servidores da ativa e aposentados do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), desta vez falando sobre a prevenção de problemas cardíacos.

Com o tema “Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial”, a enfermeira da Unimed Teresina Luana Paixão apresentou informações sobre a promoção e prevenção a Hipertensão Arterial, falando sobre alguns dos fatores de risco, sobre o que é a doença, como tratá-la, seu diagnóstico e prevenção.

Segundo Luana, a doença é responsável por inúmeras outras complicações, como por exemplo o AVC (conhecido como “derrame cerebral”), o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, a Retinopatia Hipertensiva [lesão vascular da retina causada por hipertensão], e diabetes.

Luana Paixão, enfermeira da Unimed Teresina

Ela também comenta que até mesmo o uso de medicamentos pode ser um fator de risco. “Muitas pessoas tem doenças autoimunes e precisam fazer uso de medicamentos, como os corticoides, que podem levar a hipertensão pelo uso prolongado”, explicou.

De acordo com a enfermeira, com exceção da predisposição genética de alguns pacientes, todos os demais fatores de risco para o surgimento da doença podem e devem ser controlados.

“O único fator que não se pode controlar é a hereditariedade, o histórico da doença na família. Outros fatores como obesidade, sedentarismo, uso de cigarros, bebidas alcoólicas e, principalmente, o consumo exagerado de sal, caso controlados, podem reduzir bastante o risco de se adquirir a doença”, pontuou.

Durante a palestra, servidores do setor de saúde do tribunal realizam consultas com os participantes do evento. Entre os serviços prestados estão orientações sobre alimentação e hábitos de vida, além da aferição da pressão arterial e medição de taxas sanguíneas.

Servidores do Setor de Saúde realizam atendimento

QUALIDADE DE VIDA – O Programa “Mais Viver – Vida Plena no Pós-Carreira” faz parte do Programa de Qualidade de Vida do TCE-PI (SER-TCE) e se insere entre as iniciativas que reforçam o compromisso e a responsabilidade institucional do órgão junto aos seus membros e servidores. O objetivo é desenvolver ações e atividades prioritariamente com os servidores em idade de aposentadoria, visando ao planejamento de uma vida mais saudável e produtiva.