Curso orienta gestores sobre prestação de contas

, em Notícias Gerais

Curso orienta gestores sobre prestação de contas

 

 O Conselho Regional de Contabilidade realiza, dias 18 e 19, curso de atualização sobre Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, a ser ministrado pelo professor José Luiz Marques Barreto. O conhecimento sobre o tema é fundamental que gestores façam prestação de contas adequada às normas das entidades fiscalizadoras e da contabilidade.

 O curso aborda a estruturação do plano de contas, a composição do patrimônio, as regras do sistema de contas e o encerramento do exercício. “Essa modalidade contábil tornará possível entender a situação orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal, dos estados e dos municípios, facilitando a fiscalização e a própria gestão”, diz o  presidente do CRC-Pi, Elias Caddah.

 “A capacitação é oportuna por causa da implantação as Normas Internacionais de Contabilidade, que irão promover uma maior integração das contas, criando um padrão para a Contabilidade Pública”,explica. A adoção dessas normas ajudará, por exemplo, a se obter uma maior visibilidade da situação patrimonial dos municípios. Os compromissos públicos serão registrados no novo modelo de balanço.

 

 A Contabilidade Pública registra a previsão de receitas e a fixação de despesas, estabelecidas no Orçamento aprovado para cada exercício, controla as operações de crédito e as obrigações.”