Estudantes de Contabilidade da UniFSA visitam o TCE-PI

Na manhã desta quinta-feira (16) estudantes do sétimo período do curso de Contabilidade do Centro Universitário Santo Agostinho (UniFSA) visitaram as dependências do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). A atividade faz parte do Programa de Visita Monitorada, encabeçada pela Escola de Gestão e Controle Cons. Alcides Nunes (EGC)

As atividades começaram por volta das 09h quando os estudantes foram recebidos pela diretora executiva da EGC Valéria Leal. Em palestra aos alunos, Valéria contou um pouco sobre a história dos Tribunais de Contas pelo país, além de explanar quais as atividades que o TCE-PI realiza.

Em seguida, os futuros contadores acompanharam a Sessão Plenária do Tribunal, onde puderam ver como ocorrem os julgamentos de processos e discussões regimentais da Corte de Contas. Eles concluíram a visita passando pela biblioteca do Tribunal e acompanhando o trabalho dos auditores de controle externo da Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM).

Para o professor e também auditor do TCE-PI, Geraldo Simeão Nepomuceno Filho, a visita contribuiu para o aprendizado de seus alunos, já que muitos dos assuntos em sala de aula têm relação com as tarefas do Tribunal. “As ações do TCE-PI tem tudo a ver com o que eles vêm estudando neste semestre, a fiscalização dos atos de gestão por parte dos gestores, principalmente no tocante às demonstrações contábeis aplicadas ao setor público”, afirmou o docente.

Já a estudante Joice da Cunha Soares, afirma ter mudado a sua visão sobre a atuação do Tribunal. “Antes eu acreditava que o Tribunal de Contas apenas analisava contas, mas depois da aula que tivemos na EGC isso mudou, pois eu tive a oportunidade de descobrir que ele também pode ser direcionado para melhorar a vida da população”, pontuou.

Programa Visita Monitorada

O Programa Visita Monitorada objetiva oportunizar aos estudantes universitários, de instituições públicas e privadas, conhecer o funcionamento do TCE-PI, bem como vivenciarem na prática os conteúdos estudados em seus ambientes acadêmicos, através da visita às unidades técnicas da Corte de Contas.