INSTITUIÇÕES SE UNEM PARA COMBATER A CORRUPÇÃO

, em Destaques

O Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado no dia 9 de dezembro, vai ser comemorado no Piauí na próxima quinta-feira, 15, com um Encontro promovido pela Controladoria-Regional da União no Estado do Piauí, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado.

O Encontro vai reunir os principais órgãos de controle externo e interno , como CGU, TCU, TCE e CGE, no auditório do Tribunal de Contas, na Av. Pedro Freitas, 2100, a partir das 8h30.

De acordo com a ONG Transparência Internacional, o Brasil é o 73º país mais corrupto do mundo dentre os 183 avaliados pela organização, que numa escala de  zero a dez, atribuiu nota 3,8 ao Brasil. Segundo as estimativas da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o prejuízo com a corrupção no país pode chegar aos R$ 80 bilhões por ano, o que equivale a algo em torno de 2% do PIB brasileiro, com relação ao ano de 2010.

O Ministro aposentado do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar, é um dos palestrantes do evento. Ele vai falar sobre o Papel da Rede de Controle na Prevenção e Combate à Corrupção. Na programação constam ainda palestras sobre o Uso de Tecnologias de Informação na Prevenção e Combate à Corrupção, Limites e Dificuldades do Regramento da Transparência dos Gastos Públicos e os Avanços e Perspectivas da Primeira Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – CONSOCIAL.