Mais Viver realiza primeiro encontro e aborda como lidar com as mudanças

Paulo Sérgio Castelo Branco: observações sobre as mudanças que acompanham a vida profissional do servidor

O Programa Mais Viver – Vida Plena no Pós-Carreira realizou seu primeiro encontro na manhã de terça-feira (02), com a participação de servidores ativos e aposentados do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). O encontro faz parte das atividades que serão desenvolvidas ao longo dos próximos 12 meses para preparar e orientar os servidores para o pós-carreira. Foi conduzido pelo auditor de Controle Externo Paulo Sérgio Castelo Branco, chefe da 4ª Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (4ª DFAM) e profissional na área de coaching.

Durante a atividade, Paulo Sérgio falou aos participantes sobre as mudanças que ocorrem durante a carreira do servidor, e como lidar com os desafios impostos por essas mudanças. “Para quem está na ativa hoje, e que vai fazer a transição para o pós-carreira, a realidade da aposentadoria, do que ele vai receber, do que ele vai perceber, já não é a mesma de dez, quinze, vinte anos atrás”, afirma.

Ele também comentou sobre a necessidade de se preparar para eventuais mudanças na Previdência Social. “Estamos prestes a passar por uma reforma muito séria na Previdência, e não se sabe ainda o que é que vem, quais as suas consequências, mas a gente sabe que vem”, completou.

Dentre os servidores que participaram do encontro está o servidor aposentado Luís Sousa e Silva. Um dos primeiros a chegar para o encontro, ele afirma estar muito feliz com o Mais Viver. “É uma melhoria para nós, porque assim temos a convicção de que contribuímos para esse órgão competente que é o Tribunal de Contas”, apontou.

Servidor aposentado Luís Sousa e Silva

QUALIDADE DE VIDA – O Programa Mais Viver – Vida Plena no Pós-Carreira faz parte do Programa de Qualidade de Vida do TCE-PI (SER-TCE) e se insere entre as iniciativas que reforçam o compromisso e a responsabilidade institucional do órgão junto aos seus membros e servidores. O objetivo é desenvolver ações e atividades prioritariamente com os servidores em idade de aposentadoria, visando ao planejamento de uma vida mais saudável e produtiva.

Os servidores que quiserem participar podem se inscrever no cadastro de reserva, através do setor de Recursos Humanos. As atividades do programa se estendem por 12 meses, com encontros mensais e atividades diversas.