Minicursos estimulam a eficiência na gestão da Administração Pública

, em Destaques

O XXXIV Seminário de Formação de Controladores Sociais oferece cursos de capacitação técnica para gestores e servidores como forma de promover melhorias na Administração Pública e estimular a eficiência na gestão de recursos públicos. Os minicursos ofertados abordam temas como Administração Tributária, Despesa Pública, Contratos e Licitações, dentre outros, e têm recebido servidores de diferentes áreas da administração pública, tanto do Piauí quanto de outros Estados.

A Controladora da Câmara Municipal de Parnarama, no Maranhão, Maria de Jesus Gomes, participou do minicurso sobre Contratação direta – Dispensa e inexigibilidade de licitação, e fala que as aulas proporcionam atualização. “Todos os professores são bem claros e mostram exemplos de nossa realidade. Neste curso pude ver a atualização de algumas leis ou súmulas de licitação, e eu aplico isso diretamente no meu trabalho”, afirma.

Raimundo Drumond assumiu recentemente o cargo Administrador na Diretoria de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), e afirma que trabalhou no setor privado antes de ingressar na área pública. “Sempre trabalhei em empresas privadas, e comecei a trabalhar em junho no setor público. São setores diferentes, então tudo é novidade”, conta.

Os cursos desta quarta-feira foram “Administração Tributária”, ministrado pelas Advogadas Stael Freire e Josiane Minardi; “Processamento de Despesa Pública” ministrado pelo Auditor do TCE-PI Inaldo Oliveira; “Aspectos Contratuais na Administração Pública”, ministrado pelo Auditor Governamental da CGE-PI Kilmer Teixeira; “Contração Direta, Dispensa e Inexigibilidade de Licitação”, ministrado pelo Auditor do TCE-PI Gilson Soares; “Auditoria Operacional”, ministrado pela Auditora do TCE-PI Kassandra Saraiva e “Accountability como novo paradigma de Controle”, ministrado pelas Consultoras de Gabinete de Conselheiro do TCE-PI Júlia Maria Leal e Nayara Figueiredo,

O XXXIV Seminário é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí através da Escola de Gestão e Controle (EGC). Os cursos acontecem até a sexta-feira (22) pela manhã, a partir das 8 horas, e à tarde, a partir das 14 horas.