Órgãos de controle reforçam parceria no combate a desvios na gestão pública

, em Destaques, Notícias

Inauguração da nova sede da Secretaria de Controle Externo do TCU no Piauí: reforço na fiscalização dos gastos públicos

 

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Olavo Rebelo, participou nesta segunda-feira (6) da solenidade de inauguração da nova sede da Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) no Piauí, localizada no bairro Jockey, zona Leste de Teresina. Para ele, a implantação da sede amplia a estrutura de fiscalização dos repasses do Governo Federal ao Estado e aos municípios.

“O TCU tem uma melhor estrutura para fiscalizar os recursos repassados ao Estado e aos municípios. Assim, teremos melhor controle desses gastos garantindo que os recursos sejam usados de maneira correta”, afirmou. Durante a solenidade, Olavo Rebelo e outras autoridades receberam a medalha em comemoração aos 125 anos do TCU. A inauguração contou com a presença dos ministros do TCU Aroldo Cedraz e Marcos Bemquerer, do prefeito Firmino Filho e de representantes do Ministério Público Federal, da Assembleia Legislativa e de outros órgãos.

O secretário de Controle Externo do TCU no Piauí, Luís Emílio Passos, disse que o TCU está estruturando as unidades em cada Estado, para fiscalizar mais de perto e com mais efetividade a aplicação dos recursos federais e verificar os resultados das políticas públicas implementadas com dinheiro repassado aos Estados e municípios.

O ministro Aroldo Cedraz, que representou o presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro, disse que os órgãos de controle estão reforçando as parcerias em ações e operações conjuntas para fortalecer o controle social e intensificar o combate aos desvios e irregularidades na gestão pública. A ideia, segundo ele, é atuar mais na prevenção para evitar os desvios de recursos públicos.

Conselheiro Olavo Rebelo recebe do ministro Aroldo Cedraz medalha dos 125 anos do TCU