ÓRGÃOS DE CONTROLE EXTERNO REFORÇAM O COMBATE À CORRUPÇÃO

, em Destaques
dsc_0469

dsc_0469O Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado anualmente no dia 9 de dezembro, foi comemorado ontem (15) em Teresina com um seminário no auditório do Tribunal de Contas do Estado. A iniciativa foi da Controladoria Regional da União no Piauí . Participaram do evento, CGU, TCE, TCU, CGE, Receita Federal, Polícia Federal, DNIT e DNASUS.

De acordo com a ONG Transparência Internacional, o Brasil é o 73º país mais corrupto do mundo dentre os 183 avaliados pela organização, que numa escala de  zero a dez, atribuiu nota 3,8 ao Brasil. Segundo as estimativas da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, o prejuízo com a corrupção no país pode chegar aos R$ 80 bilhões por ano, o que equivale a algo em torno de 2% do PIB brasileiro, com relação ao ano de 2010.

O Ministro do TCU, Ubiratan Aguiar, veio especialmente para proferir uma palestra no evento sobre o Papel da Rede de Controle no Trabalho de Prevenção e Controle da Corrupção. Ele foi o idealizador da Rede, quando presidiu o Tribunal de Contas da União.

O Chefe da CGU-PI, Orlando Castro Júnior,  relatou os avanços do Brasil nessa área, como a implantação do portal da transparência; o cadastro nacional de empresas inidôneas ou suspensas, que impede as empresas envolvidas em corrupção de serem contratadas pelo poder público; e ainda o Decreto nº 7.507 que proíbe os gestores públicos de sacarem dinheiro na boca do caixa, oriundo de recursos destinados à saúde e à educação. Mas ressaltou que ainda há muito a ser feito. Um dos obstáculos apontados foi a dificuldade para punir crimes de colarinho branco, uma vez que o processo judicial é lento e cheio de recursos.

Para o Presidente do TCE, Conselheiro Kennedy Barros, a integração dos diversos órgãos que trabalham  no controle e na fiscalização dos gastos públicos foi fundamental para o aperfeiçoamento do trabalho de combate à corrupção.