“Piauí na Ponta do Lápis”: todas as escolas estaduais e municipais já estão cadastradas

Ao longo desta semana o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) através da Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC) vem realizando workshops para a capacitação de diretores e gestores de escolas no programa “Na Ponta do Lápis”. Na manhã desta quarta-feira (14), o curso foi ministrado para diretores de escolas da rede estadual de educação.

O diretor geral da EGC e Conselheiro Substituto Jaylson Campelo afirmou, durante a abertura do Workshop, que a missão do TCE/PI é melhorar a educação em todo o estado, tendo a fiscalização como uma das ferramentas para isso. “No que se refere a educação, nós vamos conjugar esforços com todos os que têm o dever de fazer isso. Estamos muito entusiasmados para que, nessa parceria, possamos melhorar a nossa educação”, afirmou.

Conselheiro Substituto Jaylson Campelo

Em seguida, o chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE/PI Gilson Araújo apresentou o programa, suas vertentes e em que contexto surge essa ferramenta. “Apesar de termos nascido numa época analógica, seus alunos nasceram numa era digital, e hoje, não basta os pais participarem das políticas educacionais, os alunos também querem participar. É nesse contexto da administração pública que surge o programa”, explicou.

Gilson também disse que a finalidade do programa, e do aplicativo, não é fiscalizar e punir, mas ajudar na gerência dos recursos e melhorar o ensino básico. “O aplicativo é uma ferramenta de gestão, não é um instrumento de fiscalização do TCE/PI. Ele é um instrumento para ajudar vocês na gestão da escola, para aproximar o usuário da política pública de educação dos gestores”, apontou.

Chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE/PI Gilson Araújo

Ao final da atividade, a psicóloga Valquíria Nogueira conversou com os gestores sobre a importância da construção da cidadania junto aos alunos, e como o programa pode fortalecer essa relação. “Nós somos nossos maiores algozes. Quando começarmos a direcionar certas coisas para o local e que elas devem ficar, muita coisa vai mudar”, concluiu.

Valquíria Nogueira, psicóloga

Piauí Na Ponta do Lápis

O “Na Ponta do Lápis” é um programa de ações integradas que monitora o cumprimento das 20 metas e 254 estratégias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação.

O programa trabalha em três frentes de atuação: na fiscalização, na gestão e na formação. Na área da gestão um dos destaques é a utilização do aplicativo em smartphones que estimula o controle social. Com o aplicativo, alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral poderão responder questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas, incluindo o envio de fotos.

Dessa forma, a comunidade escolar ficará mais próxima dos gestores da educação pública buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino. Isso permitirá que os gestores possam adotar as providências de forma mais rápida e eficiente.

Você pode obter mais informações através do página do programa e também baixando o aplicativo em qualquer smartphone com sistemas Android ou IOS.

Todas as escolas municipais e estaduais do Piauí já estão cadastradas no sistema.