Programa Mais Viver – Médica dá receita de vida plena e feliz no pós-carreira 

Médica Flávia Arrais: receita para uma vida mais ativa, produtiva e mais feliz no pós carreira

 

Cinco pontos definem uma vida plena e feliz depois da aposentadoria – 1, não tenha medo de sonhar; 2, faça com paixão, perseverança e disciplina; 3, não interessa o quanto você tem, mas o que é capaz de fazer com o que tem; 4, faça as coisas pensando em deixar um legado, algo que possa transformar a vida dos outros; e, 5, coloque Deus acima de tudo.

A receita é da médica Flávia Arrais, que fez a palestra de sensibilização no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), durante o lançamento do Programa Mais Viver – Vida Plena no Pós-Carreira, uma iniciativa da Corte de Contas do Piauí que tem por finalidade preparar os servidores para a aposentadoria e orientá-los para uma vida ativa, equilibrada e mais feliz no pós-carreira.

Médica da família, com experiência em recuperação de dependentes químicos e projetos sociais ligados à Igreja, Flávia Arrais disse que a vida é feita de ciclos, ou estações, que precisam ser vividos de formas diferentes. Para ela, todos devem procurar viver em plenitude cada uma dessas fases, mas também se preparar para o ciclo seguinte. “O que teremos amanhã serão os frutos do que semearmos hoje”, observou. “Ou seja, se fizermos bem feito hoje, teremos bons frutos para colher amanhã”.

Segundo a médica, a vida produtiva e mais feliz no pós-carreira depende basicamente do que e de como fizermos hoje, e do que imaginemos para o futuro. “A capacidade de sonhar e de definir metas e objetivos, de colocar a alma e o coração em tudo o que nos propusermos a fazer e a disposição para servir ao outro nos fazem bem no presente e criam laços para o futuro”, explicou. “Além disso, é preciso que trabalhemos pensando em construir algo que sirva de legado para quem vem depois da gente. E, principalmente, que coloquemos Deus acima de tudo”, completou.

O lançamento do Programa Mais Viver ocorreu na sexta-feira (28), na Escola de Gestão e Controle Cons. Alcides Nunes (EGC), com abertura do presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, e a presença de conselheiros, diretores e servidores ativos e aposentados. A iniciativa faz parte do Programa de Qualidade de Vida do TCE-PI (SER TCE-PI), que prevê ações nas áreas de saúde, educação, esporte, lazer e cultura, envolvendo os membros e servidores do TCE-PI, a fim de proporcionar bem-estar e promover a qualidade de vida do servidor.