Rede de Ouvidorias discute estratégias para fortalecer atuação nos municípios

, em Destaques, Notícias

Reunião da Rede de Ouvidorias do Estado: mobilização para fortalecer a atuação das ouvidorias

 

A Rede de Ouvidorias do Estado do Piauí se reuniu nesta sexta-feira (27), no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), para discutir a realização de eventos no próximo ano e estratégias de criação e instalação de ouvidorias nos municípios piauienses. A reunião faz parte da mobilização da Rede para fortalecer o papel das ouvidorias no Estado e conscientizar a população da importância desses órgãos para o controle social da gestão pública.

Participaram da reunião a presidente da Rede de Ouvidorias e ouvidora-geral do Estado, Soraya Castelo Branco, a vice-presidente e ouvidora do TCE-PI, conselheira Waltânia Alvarenga, e representantes das ouvidorias do Tribunal de Justiça e do Ministério Público Estadual. A Rede pretende realizar no início do próximo ano um encontro reunindo todas as ouvidorias do Estado, a fim de discutir como elas funcionam e o que pode ser feito para melhorar sua atuação.

Já está sendo realizado o levantamento das cidades que possuem ouvidorias e como elas funcionam, e também dos municípios que não dispõem do órgão. Também foi definida na reunião a elaboração de uma cartilha educativa destacando o papel das ouvidorias e sua importância para a sociedade. Essa cartilha terá também a finalidade de orientar a criação e o funcionamento das ouvidorias nos municípios.

A Rede de Ouvidorias, conforme ficou decidido na reunião, também criará canais de comunicação nas redes sociais. A ideia é que Facebook, Twitter e Instagram sejam utilizados como meios de difusão de informações e atividades dos órgãos e de seus participantes, e também como canais de acesso do cidadão. A Rede de Ouvidorias foi criada com o objetivo de coordenar as ouvidorias e estimular a implantação das ouvidorias nos municípios, a fim de dar ao cidadão um canal para acesso direto aos órgãos da administração pública.