SER TCE promove palestra sobre cuidados com a postura corporal

Gilvana Teles alerta sobre os cuidados na postura para evitar dores musculares e outros problemas físicos

 

Visando melhorar a qualidade de vida dos servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), o projeto SER TCE realizou nesta segunda-feira (22) a palestra “Seu corpo fala, Você escuta?”, com a fisioterapeuta e educadora física Gilvana Teles. A atividade aconteceu na Escola de Gestão e Controle Cons. Alcides Nunes (EGC), com a presença de servidores de diversos setores do Tribunal.

Foram repassadas informações sobre as principais causas de dores musculares e outros problemas decorrentes da má postura, e dicas de como é possível evitá-los. Gilvana explicou como funciona a atividade e falou da importância de se preocupar em adotar postura corporal adequada no trabalho, em casa e nos ambientes sociais. “Nós fazemos essa ação com a intenção de contribuir com as pessoas, para que elas tenham informações suficientes e esclareçam dúvidas sobre a postura física, já que a dor muscular é um problema recorrente”, afirmou.

A educadora física também citou algumas das causas das dores musculares, incluindo o uso de aparelhos celulares. “Desde a posição em que você se senta à mesa, tanto na sua casa, em um ambiente social, até mesmo na sua forma de dormir, a sua postura corporal pode sofrer muito. O uso do celular, que faz com que as pessoas estejam cada vez mais com a cabeça baixa, também faz com que a sua postura tenha um pouco de prejuízo”, apontou.

 

 

Em relação a problemas relacionados ao local de trabalho, Gilvana aponta ainda que, num mesmo espaço, pessoas podem ser afetadas de maneiras diferentes. “Lógico que o ambiente de trabalho pode levar a alguma dessas complicações, mas não é necessariamente pelo trabalho em si. Dependendo do ambiente, dependendo do local, da repartição, a gente pode encontrar algumas incidências maiores. Cada corpo reage de uma maneira diferente”, conclui.

A palestra é mais uma ação do programa SER TCE, regulamentado pela Resolução do TCE nº 26 de 30 de julho de 2015, e que tem como objetivo incentivar e disponibilizar ferramentas para que os servidores tenham oportunidade de investir mais na saúde e bem-estar, nos aspectos físico, emocional, social e profissional.