TCE-PI apresenta Laboratório Móvel de Análise em Simpósio de Auditoria na Paraíba

, em Destaques, Notícias

Leonardo Chaves (primeiro à esquerda), entre palestrantes do Simpósio Nacional de Auditoria em Obras Públicas

 

O auditor de Controle Externo Leonardo César Santos Chaves, do Tribunal de Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), foi um dos palestrantes do XVIII Simpósio Nacional de Auditoria em Obras Públicas (Sinaop), realizado esta semana em João Pessoa, no Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).

O evento começou no dia 5 e prossegue até esta sexta-feira (9), é promovido pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP), em conjunto com o TCE-PB, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Instituto Rui Barbosa (IRB), entre outros órgãos. Além de palestras, a programa inclui apresentação de artigos técnicos, debates, estudos de casos especiais e minicursos.

Leonardo Chaves, que é chefe da Divisão de Controle Tecnológico de Materiais Aplicados em Obras Públicas (III DIV/Dfeng), foi um dos palestrantes no painel sobre “Laboratórios: Soluções adotadas pelos Tribunais de Contas”, em que explicou as funcionalidades do Laboratório Móvel de Análise de Materiais do TCE-PI e sua importância para a fiscalização de obras e serviços de engenharia.

Adquirido no ano passado, o Laboratório é composto de caminhão-baú, drone, aparelhos de topografia, processamento de dados e análise de solo, num total de 98 itens. Trata-se do mais moderno equipamento do país na fiscalização de obras públicas, com capacidade para analisar profundidade e espessura dos serviços, quantidade e qualidade do material utilizado, dentre outros itens.

Essas funcionalidades dão aos técnicos do TCE-PI condições de dizer com segurança se as obras e serviços auditados foram executados em conformidade com as especificações técnicas do contrato. O Piauí é o único estado do Nordeste que dispõe do laboratório móvel. “Nós aproveitamos o Simpósio de Auditoria para fazer uma apresentação da estrutura do laboratório e mostrar os resultados das auditorias já realizadas, destacando as possibilidade que ele nos oferece e as melhorias que serão implementadas daqui em diante”, explicou ele.

Do TCE-PI, além de Leonardo Chaves, participaram do Simpósio o diretor de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (Dfeng), Bruno Cavalcanti, e os auditores de Controle Externo Francisco Leite, Claudeny Simone, Olivia Reis e Thais Freire.

Equipe da Dfeng/TCE-PI no evento: Francisco Leite, Claudeny Simone, Leonardo Chaves, Olivia Reis, Bruno Cavalcanti e Thais Freire

 

Laboratório móvel do TCE-PI em ação: mais eficácia e segurança nos resultados das auditorias