TCE/PI comemora 120 anos com sessão solene na sexta-feira (30)

Os 120 anos do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) serão comemorados com a realização de uma sessão solene nessa sexta-feira (30), a partir das 9 horas, no Plenário do Tribunal. Na oportunidade haverá a entrega do Colar do Mérito do TCE/PI Conselheiro Jesualdo Cavalcanti a 15 autoridades e personalidades com relevantes serviços prestados ao controle externo e à administração pública.

O TCE/PI é o mais antigo dos Tribunais de Contas dos estados brasileiros. Ele foi criado em 1º de julho de 1899, tendo sido instalado um mês depois.

O presidente do TCE/PI, conselheiro Abelardo Pio Vilanova, destaca que a Corte de Contas chega aos 120 anos com experiência, mas sempre atenta à modernização e inovação, e hoje atua também de forma preventiva, buscando, sempre, resguardar o interesse coletivo na aplicação dos recursos públicos.

“Ao longo do anos o TCE/PI sempre aprimorou a sua atuação. Investimos fortemente em inteligência associada à prevenção, além dos julgamentos e inspeções nos órgãos públicos municipais e estaduais. Com isso, buscamos também evitar o gasto equivocado dos recursos públicos, antes mesmo do fato consumado”, frisa o presidente do Tribunal.

Ele explica ainda o TCE/PI atualmente também busca estimular o desenvolvimento de mecanismos de transparência e de controle social. “Quando a população tem acesso às informações da gestão pública, ela passa a atuar como um verdadeiro fiscal, cobrando melhores resultados, exercendo a sua cidadania”, analisa o conselheiro Abelardo Pio Vilanova.

 

Presidente do TCE/PI, conselheiro Abelardo Vilanova


HOMENAGENS

Durante a solenidade especial serão condecorados com o Colar do Mérito Conselheiro Jesualdo Cavalcanti a chefe do cerimonial do TCE/PI Anete Marques da Silva, o médico Antônio Fortes de Pádua Filho, o médico Antônio Rufino Sobrinho, a professora Aurilene Vieira de Brito, o coronel da PM e ex-vereador de Teresina Edvaldo Marques Lopes, a advogada Giovana Ferreira Martins Nunes Santos, e o deputado estadual José Ribamar Nolêto de Santana.

Também serão agraciados o professor e Secretário Municipal de Educação de Teresina, Kléber Montezuma Fagundes dos Santos; a professora Maria Adamir Leal de Sousa, a professora e viúva do conselheiro Jesualdo Cavalcanti, Maria do Perpétuo Socorro Rocha Cavalcanti Barros; a delegada de polícia civil Maria Vilma Alves da Silva, o professor Raul Lopes de Araújo Neto, o promotor de Justiça Sinobilino Pinheiro Da Silva Júnior (MP/PI), o promotor de Justiça Sérgio Henrique Furtado Coelho (MP/MA), e o empresário e contador Tertuliano Ribeiro Passos.

O Colar do Mérito do TCE/PI foi instituído em junho de 2003, mas recebeu o nome Conselheiro Jesualdo Cavalcanti através da Resolução Nº 07/2019, de 28 de fevereiro de 2019, em homenagem ao ex-conselheiro que faleceu este ano.