TCE-PI disponibiliza questionários do IEGE

, em Destaques, Notícias

 

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) disponibiliza a partir desta segunda-feira (21) os questionários do Índice de Efetividade da Gestão Estadual (IEGE) para serem acessados e preenchidos pelas sete secretarias estaduais que terão os indicadores avaliados – Saúde, Educação, Fazenda, Planejamento, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Segurança Pública. Os questionários devem ser respondidos e encaminhados ao TCE-PI até 20 de junho.

Os formulários eletrônicos estão disponíveis aqui no site do TCE-PI, e podem ser acessados por meio de uma chave especial, enviada aos responsáveis cadastrados por cada secretaria para fornecer as informações de suas respectivas pastas, relativas a 2017. Essas informações serão analisadas e avaliadas por técnicos do TCE-PI para medir o grau de efetividade das ações e políticas públicas implementadas pelas secretarias estaduais.

Inspirado no IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), criado em 2016 no âmbito dos municípios piauienses, o IEGE foi implantado no Piauí por meio da Decisão Plenária nº 506/2018, e passará a ser aplicado anualmente a partir deste ano. A diretora da DFAE (Diretoria de Fiscalização da Administração Estadual), Valéria Leal, explica que o Índice tem por finalidade contribuir para o aprimoramento e aperfeiçoamento da gestão estadual.

“As informações fornecidas permitirão avaliarmos até que ponto as políticas públicas implementadas pelas secretarias têm resultados concretos e efetivos. E isso ajudará os gestores no planejamento e na execução dessas políticas públicas, para que as metas e objetivos propostos sejam alcançados”, diz ela. No último dia 14, a DFAE reuniu os secretários e representantes das sete secretarias incluídas no IEGE para explicar o funcionamento do Índice e sensibilizá-los para a importância de aderir ao programa.