TCE-PI lança programa para preparar o servidor para o pós-carreira

Com a presença de conselheiros e servidores ativos e aposentados, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) lançou nesta sexta-feira (28) o Programa Mais Viver – Vida Plena no Pós-Carreira, que objetiva integrar e envolver os servidores numa série de atividades de preparação para a aposentadoria, a fim de estimulá-los a adotarem hábitos que proporcionem uma vida ativa, equilibrada e mais feliz no pós-carreira.

O lançamento ocorreu na Escola de Gestão  e Controle Cons. Alcides Nunes (EGC), com abertura feita pelo presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo. Ele destacou que o programa preenche uma lacuna no TCE-PI, que é a preocupação em preparar os servidores para uma nova fase da vida após deixarem o Tribunal.

Na sequência, os integrantes do Comitê Gestor do programa apresentaram os objetivos, finalidades e metodologia da iniciativa. A diretora administrativa do TCE-PI, Marta Fernandes, destacou que o Mais Viver faz parte da política de valorização do servidor e tem por finalidade cuidar do corpo funcional da Corte de Contas durante a vida profissional e depois que se aposentam.

O auditor de Controle Externo Paulo Sérgio Castelo Branco falou do cronograma de atividades e da metodologia do programa, que se estenderá por 12 meses, com dois encontros mensais e atividades diversas. Larissa Gomes, da assessoria de Comunicação do TCE-PI, apresentou um guia que compõe a parte pedagógica do programa, explicando as fases e mudanças na carreira do servidor, a aposentadoria e os critérios de enquadramento, dentre outros aspectos.

O lançamento teve seu ponto alto na palestra da médica Flávia Arrais, que destacou a natureza simbólica da vida e a sua divisão em ciclos e estações. Para ela, é necessário que cada um aproveite cada uma dessas estações com práticas e comportamentos que podem levar a uma vida mais plena, saudável e feliz. “É preciso viver plenamente cada estação, e plantar as sementes para colher depois os frutos das nossas realizações”. “O mais importante é nunca deixar de sonhar e sempre ter uma visão otimista da vida”, completou.

A servidora aposentada Glória Camarço falou que o programa a fez se sentir novamente acolhida e integrada ao ambiente de trabalho. “Quando a gente se aposenta, acaba naturalmente se afastando do ambiente de trabalho e do convívio dos amigos. Este programa nos ajuda a se sentir de volta a esse ambiente”, disse. Os conselheiros Luciano Nunes e Lílian Martins também falaram, destacando a importância do programa e parabenizando o TCE-PI pela iniciativa. Os conselheiros-substitutos Delano Câmara e Jackson Veras também participaram do evento.