TCE/PI organiza atividades para lançamento do projeto “Na Ponta do Lápis”

, em Notícias

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) está organizando uma série de atividades para o lançamento do programa “Na Ponta do Lápis” a partir do dia 26 de junho com a divulgação do aplicativo e visitas a escolas em Teresina e em Campo Maior.  O objetivo é incentivar a fiscalização e a melhoria na qualidade da educação piauiense.

O “Na Ponta do Lápis” é um programa de ações integradas que monitora o cumprimento das 20 metas e 254 estratégias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação.

O programa trabalha em três frentes de atuação: na fiscalização, na gestão e na formação. Na área da gestão um dos destaques é a utilização do aplicativo em smartphones que estimula o controle social. Com o aplicativo, alunos, professores, funcionários e o cidadão em geral poderão responder questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas, incluindo o envio de fotos.

Dessa forma, a comunidade escolar ficará mais próxima dos gestores da educação pública buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino. Isso permitirá que os gestores possam adotar as providências de forma mais rápida e eficiente.

O chefe da Divisão de Fiscalização da Educação do TCE/PI, Gilson Araújo, explica que o programa também permitirá que Tribunal atue de forma mais assertiva na fiscalização buscando a melhoraria na qualidade da educação no Estado e dos municípios.

O Programa na Ponta do Lápis foi desenvolvido pelo TCE de Minas Gerais e foi disponibilizado ao TCE/PI através de um acordo de Cooperação Técnica.

Dia 26/06: Lançamento Auditório TCE/PI

9h – Palestra da Servidora Naila Garcia Mourthé do TCE/MG, com o tema “Na Ponta do Lápis – A Escola na Formação, o Tribunal na Fiscalização”.

10h30 – Palestra do Conselheiro Cezar Miola do TCE/RS, com o tema “A Concretização do Direito Fundamental à Educação: Dever de todos!”.

Dia 27/06 – Lançamento do aplicativo em escola estadual em Teresina

Dia 28/06 –
Lançamento do aplicativo em escola municipal na cidade de Campo Maior/PI