TCE-PI participa de audiência pública na Câmara Municipal sobre combate à corrupção

Audiência pública na Câmara Municipal discutiu a importância da prevenção e combate à corrupção

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) participou nesta segunda-feira (10) de audiência pública na Câmara Municipal de Teresina para discutir o papel dos Poderes, da sociedade e dos órgãos de controle externo na prevenção e combate à corrupção. O evento marcou a passagem do Dia Internacional de Combate à Corrupção, comemorado no domingo, 9 de dezembro.

A audiência pública reuniu membros do Poder Legislativo municipal e representantes de órgãos que compõem a Rede de Controle da Gestão Pública, como o TCE-PI, Ministério Público Estadual e Federal, Controladoria Geral da União e do Estado, Tribunal de Contas da União e Polícia Federal, que manifestaram a importância das discussões sobre o tema no atual contexto em que vive o país.

Do TCE-PI participou o diretor de Gestão de Informações Estratégicas para o Combate à Corrupção (DGECOR), José Inaldo de Oliveira e Silva. Segundo ele, não apenas os órgãos de controle, mas toda a sociedade precisa se mobilizar no combate à corrupção. “A corrupção é um mau de todas as sociedades e precisa ser combatida, principalmente no Piauí que é um Estado pobre”, disse ele.

A audiência foi proposta pelo vereador Inácio Carvalho (Progressistas). Segundo ele, o objetivo é chamar atenção dos órgãos de controle e alertar a população a ir atrás de soluções, “através de ações inerentes a cada órgão, para minimizar os desvios que ocorrem através da corrupção”.