TCE-PI participa do II Simpósio Nacional de Ouvidorias em Manaus

, em Destaques, Notícias

 

Os auditores de controle de externo Ramon Patrese e Luis Batista estão representando o Tribunal de Contas do Estado do Piauí no II Simpósio Nacional de Ouvidoria, que ocorre nos dias 08 e 09 de novembro na cidade de Manaus (AM). O evento, cujo tema é “Os 30 anos na Constituição Cidadã e a evolução dos mecanismos de controle”, reúne 450 pessoas, entre as quais, representantes de ouvidorias de diversos órgãos públicos de Unidades Federativas e autoridades do judiciário e de setores públicos brasileiros.

O simpósio foi idealizado pelo ouvidor-geral do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro e iniciado na quinta-feira (08), com a palestra da doutora em direito pela PUC-MG e promotora de Justiça (MPE-AM), Silvana Nobre de Lima Cabral, que abordou o tema “A necessária repactuação constitucional das instituições democráticas”, com uma análise da trajetória da Constituição Federal de 1988, abordando o afastamento do funcionalismo público dos objetivos da carta magna que acarretou na atual crise moral e ética pela qual perpassa o país.

Para Ramon Patrese, o Simpósio Nacional de Ouvidorias é muito importante para a administração pública. “Eu e o Luis Batista estamos representando a ouvidoria do TCE-PI no evento, que tem se mostrado muito importante, com painéis e palestras acerca do controle social, transparência e da instrumentalização das Ouvidorias”, pontua.

Nesta sexta-feira, o último dia do evento, a programação foi iniciada com o painel “A evolução das Instituições de Controle”, mediado por João Paulo Jacob, advogado e mestre em direito, Edmilson da Costa Barreiros Júnior, procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF-AM), e pelo ouvidor-geral da União (CGU), Gilberto Waller Júnior. O encerramento do evento será feito pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler.