TCE-PI promove ação preventiva de DSTs

, em Notícias do Ser TCE

O Tribunal de Contas do Estado (TCE – PI) realizou nesta sexta-feira (17) uma campanha de prevenção contra DSTs e foram efetuados testes rápidos de hepatite B e C, sífilis e HIV.

A campanha de conscientização faz parte das ações da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o programa Ser TCE. A Coordenação de Doenças Transmissíveis da Sesapi iniciou mobilização junto a todos os municípios do Estado para a realização da Campanha Carnaval 2017. A meta é a prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis e reforçar o uso da camisinha como a melhor forma de prevenção das DSTs.

Esta é a primeira vez que os testes são realizados no Tribunal, mas é uma iniciativa que vai ter continuidade, segundo Kelly Maciel, chefe da Seção de Serviços Integrados de Saúde.

“Tivemos uma surpresa com a quantidade de pessoas que se disponibilizaram a fazer os testes, então vamos fazer novas campanhas em outra oportunidade” afirma.

Foram 80 testes realizados, embora a procura tenha sido maior. O número de kits para realizar os testes foi limitado devido ao tamanho da equipe de saúde que realizou os exames no Tribunal.

“Temos quatro testadores que podem realizar vinte testes, por isso foram realizados 80, mas quem tiver interesse pode ser testado gratuitamente em qualquer UBS.” explica Karina Amorim, coordenadora de Doenças Transmissíveis da Sesapi.

Os testes rápidos de DSTs estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde para toda a população e são gratuitos, rápidos e sigilosos. Duram cerca de 30 minutos, são feitos por enfermeiros, com acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais. A Sesapi realizará também a campanha de prevenção durante o Corso, neste sábado (18).

Além desta ação o programa Ser TCE já realizou campanha de Doação de Sangue, de Vacinação, Prevenção de Câncer de Mama e também sobre o Câncer de Próstata. As ações continuam durante o resto do ano, visando a saúde e bem-estar do servidor do Tribunal.


Tags: