TCE-PI promove campanha de doação de sangue para o Hemopi

 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizou nesta terça feira (5) a Campanha de Doação de Sangue destinada aos servidores e familiares. A coleta ocorreu na Escola de Gestão e Controle (EGC), e foi feita por equipe do Hemopi (Centro de Hemoterapia do Piauí). É a segunda vez que o Hemopi realiza esta ação em parceria com o Tribunal.

A iniciativa é uma forma de o TCE-PI, por meio de seus servidores e familiares, contribuir com a manutenção do banco de sangue do Hemopi, que sempre tem necessidade de sangue e faz campanhas de doação periódicas. Hortência Rocha, Assistente Social responsável pela coleta externa do Hemopi, informa que o pedido partiu do setor médico do TCE-PI.

Ela afirma que a campanha acontece em instituições públicas, escolas, igrejas e faculdades, e a necessidade de sangue é constante. “A doação no TCE-PI tem sido satisfatória, mas pode sempre melhorar. Muito disso acontece porque ainda existem tabus sobre a doação de sangue. Desmitificar esta resistência é uma campanha que o Hemopi tem feito, e os resultados são positivos”, disse ela.

A servidora Socorro Rubem participou da doação de sangue esta manhã, e ressaltou a importância da parceria do Tribunal de Contas com o Hemopi. “Foi a primeira vez que eu doei aqui no TCE-PI. Gostei da iniciativa, porque além de contribuir com uma questão de saúde pública, também incentiva os colegas a virem doar”, ressalta.