TCE-PI promove oficina de Planejamento Financeiro

, em Destaques, Notícias

Poucos são os brasileiros que conseguem fazer o salário sobrar no fim do mês. Em dados recentes divulgados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), apenas 16% dos consumidores de 12 capitais brasileiras pesquisadas conseguiram guardar dinheiro em casa, colocar na poupança ou investir em outras aplicações. 

Tendo em vista o contexto financeiro do brasileiro, a psicóloga Valquíria Nogueira ministrou nesta quinta-feira (11) a oficina de Planejamento Financeiro para os servidores do Tribunal de Contas (TCE-PI). O curso contou com ensinamentos básicos como colocar todos os gastos na ponta do lápis até uma lista completa de dicas oferecida pelo PROCON. 

“Gastar é como um vício, mas se fizermos um planejamento e detalharmos o que gastamos podemos perceber que muitas coisas são supérfluas e desnecessárias. Cada pequeno gasto dispensável do dia a dia daria um ótimo dinheiro extra no fim do mês” afirma a psicóloga.

Através de planilhas, testes, informações ilustrativas, os servidores aprenderam de maneira mais leve um assunto que nem sempre é agradável. Para quem esteve presente, os ensinamentos serão muito proveitosos, como declara a servidora Josefina Barros. 

“Achei um curso bem dinâmico, teve ótimas orientações para que eu possa ter controle das minhas despesas e dívidas. Vou tentar aplicar no meu cotidiano” afirma.