TCE-PI realiza palestra e incentiva a prevenção ao câncer de próstata

Participantes das atividades cobre o câncer de próstata: prevenção e combate à segunda doença que mais afeta o homem

Em alusão ao Novembro Azul, mês destinado à sensibilização sobre a prevenção e o combate ao câncer de próstata, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) realizou na manhã desta quarta-feira (28) uma palestra para seus servidores sobre a doença, suas causas e consequências para a saúde do homem. A atividade foi conduzida pela enfermeira Lauanny Alves, do Núcleo de Atenção Integral à Saúde da Unimed Teresina.

Ela falou sobre a atividade e destacou importância da prevenção a esse tipo de câncer. “Estamos falando sobre os sintomas e alterações que o homem pode identificar devido à doença, a importância da prevenção pelo rastreamento através dos exames preventivos e também esclarecendo as dúvidas acerca do tema”, pontuou.

Lauanny Alves, da Unimed Teresina, fez palestra sobre os sintomas, prevenção e combate à doença

Lauanny observou que grande parte da incidência da doença se dá pela cultura masculina de não buscar uma saúde preventiva. “Culturalmente, o homem tem esse estigma de procurar atendimento de saúde apenas no momento da doença. Por isso tentamos conscientizá-lo de que novembro pode ser o mês de combate e proteção ao câncer de próstata, mas que a saúde do homem deve ser tomada como uma questão preventiva o ano todo”, finalizou.

Além da palestra, a atividade contou com orientações sobre como melhorar a saúde masculina, aferição da pressão arterial e outros atendimentos aos participantes. O câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o segundo tipo de doença que mais afeta a população masculina (atrás apenas do câncer de Pele), segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia.

As atividades do Novembro Azul fazem parte do SER TCE-PI (Programa de Qualidade de Vida do Servidor do Tribunal de Contas do Estado), que objetiva envolver os servidores em iniciativas que promovam a qualidade de vida no ambiente de trabalho e na vida social.