TCE-PI realiza seminário sobre execução de obras para servidores da PMT

Seminário reúne servidores da Prefeitura de Teresina

Servidores da Prefeitura de Teresina participam nesta terça-feira (27) do seminário “Aspectos Relevantes na Contratação e na Execução de Obras Públicas”, que acontece na Escola de Gestão e Controle Cons. Alcides Nunes (EGC). O evento é ministrado por técnicos da Diretoria de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia (DFENG), órgão que integra o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), em parceria com a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SEMA), da Prefeitura de Teresina.

Bruno Cavalcanti, diretor da DFENG

De acordo com o diretor da DFENG, Bruno Cavalcanti, o encontro reúne diferentes áreas, ligadas à contratação e execução de obras públicas no município. “A ideia é trazermos para cá engenheiros, arquitetos e demais profissionais que trabalham na cadeia da construção civil, que integram o quadro da prefeitura, e interagir com eles. O controle externo [deve atuar] junto com a equipe que trabalha no ciclo de contratação de obra pública”, pontuou.

Para Bruno, o evento pode ajudar tanto o Tribunal a facilitar a sua atuação, fiscalizando e apoiando as ações dos gestores, quanto estes a evitar irregularidades em sua atuação. “Queremos captar deles as dificuldades, ver onde estão os principais entraves na elaboração dos orçamentos das obras públicas, na fiscalização dos contratos, para subsidiar o Tribunal no planejamento da fiscalização dos próximos exercícios”, afirmou.

Segundo o chefe da Terceira Divisão de Engenharia da DFENG Leonardo Cesar Santos Chaves, o encontro foi pensado após a atuação do TCE-PI, através do “Caminhão Laboratório”, na fiscalização e auditoria de obras na capital piauiense. “A partir do momento que nós começamos a realizar as auditorias com o nosso Caminhão Laboratório nas obras da Prefeitura de Teresina, os gestores sentiram a necessidade de fazer esse estreitamento com o Tribunal, para saber o que nós realmente estamos fazendo, qual escopo estamos utilizando e o que que eles precisam melhorar para que a execução de obras públicas seja feita da maneira correta”, detalhou.

A servidora da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN), Delna Maria Sá Brito, afirmou estar impressionada com o monitoramento do controle realizado pelo TCE-PI. “O que me chamou mais a atenção foi a questão do monitoramento do controle que o Tribunal tem. E também em relação ao controle das despesas e dos investimentos, eles têm uma forma bem mais rápida de poder encontrar quais são os pontos que vão auditar”, colocou.