TCE-PI realiza treinamento do IEGM para gestores de Campo Maior e região

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizou na manhã desta sexta-feira (15) o Treinamento do IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal) para gestores de Campo Maior e municípios da região. O evento aconteceu na Câmara Municipal e foi aberto pelo presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, e pelo prefeito de Campo Maior, José de Ribamar Carvalho, o Ribinha (PT), e outras autoridades.

Foi o sétimo treinamento do IEGM realizado este ano pelo TCE-PI. O objetivo é capacitar e orientar prefeitos, gestores municipais e a sociedade civil sobre o IEGM, ferramenta utilizada hoje por todos os Tribunais de Contas do país para avaliar e medir a efetividade das políticas públicas implantadas nos municípios. Os auditores de Controle Externo Lucine Batista, Maria Olívia Reis e Marcus Vinícius Lemos explicaram aos gestores como se compõe o IEGM e como os dados podem ser enviados ao TCE-PI.

Alertaram ainda que o envio das informações é obrigatório a partir deste ano, sob pena de penalidades previstas em lei. “Estamos conscientizando as pessoas da importância do IEGM e ao mesmo tempo preparando para as informações do próximo ano e alertando para evitarem os problemas verificados este ano”, destacou Lucine Batista. O IEGM é formado por um conjunto de informações nas áreas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação.

Fornecidas pelas prefeituras a partir questionário disponibilizado pelo TCE-PI, essas informações permitem aferir a qualidade e a eficácia das políticas públicas e das ações implementadas pelos municípios, permitindo aos gestores corrigirem as falhas e reavaliarem as prioridades da gestão, de modo a aprimorar os serviços e dar mais efetividade às políticas públicas.