TCE-PI realiza treinamento do IEGM para gestores de Picos e região

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizou nesta sexta-feira (23), na Câmara Municipal de Picos, o treinamento sobre o IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), com destaque para as novidades para 2018. Foi o primeiro curso sobre o IEGM realizado este ano. Realizado por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC), o treinamento reuniu prefeitos, secretários e outros gestores municipais, técnicos e vereadores de Picos e de outras cidades da Microrregião Picoense.

Implantado no TCE-PI em 2017, o IEGM é um indicador que afere, por meio de questionários, a efetividade das políticas públicas implementadas nos municípios. O índice é elaborado com base nas informações fornecidas pelas prefeituras em sete áreas: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia. O curso foi ministrado pelas auditoras de Controle Externo Lucine Batista e Sandra Maria Saraiva, do TCE-PI.

Além das explicações técnicas, elas destacaram a importância do IEGM para as cidades, como ele é aplicado e alertaram sobre as penalidades que podem sofrer os gestores que não fornecerem os dados corretos dos municípios. Informaram ainda que a partir desde ano os dados do IEGM já serão utilizados para efeito de julgamento das contas de governo dos municípios.

A abertura do evento foi feita pelo conselheiro Kléber Eulálio, que destacou a importância do índice como instrumento de aferição da eficácia das políticas públicas implementadas pelas gestões nos municípios. “O IEGM vem consolidar a premissa de que os gestores não podem mais se preocupar apenas com a legalidade dos seus atos, mas também com os resultados efetivos de suas ações para as cidades e a população”, observou ele.

O prefeito de Picos, Padre Valmir Lima, agradeceu a presença de todos e disse que, com o treinamento, o TCE-PI atende às demandas dos gestores que querem administrar de forma correta e com eficiência. Participaram ainda da mesa de honra o 2º vice-presidente da Câmara Municipal de Picos, vereador Evandro Paturi; o coordenador de seminários do TCE-PI, Francisco Mendes, representando a EGC; e o prefeito de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa.

O treinamento do IEGM foi realizado no ano passado em Picos, Floriano, Pedro II e em vários outros municípios. Este ano, será levado a diversos outros municípios.