TCE-PI realiza treinamento para gestores municipais

, em Notícias

Na última segunda-feira (17) o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) realizou um treinamento voltado para as atualizações do programa SAGRES-Folha. A atividade aconteceu na Escola de Gestão e Controle Cons. Alcides Nunes (EGC) e contou com a participação de servidores e gestores de diversos órgãos da administração dos municípios piauienses.

O chefe da 7ª Divisão da Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM) e um dos aplicadores do treinamento, Francisco das Chagas Braz de Oliveira, explicou como funciona o sistema SAGRES-Folha, e qual a sua importância para as contas municipais. “É um sistema que colhe informações das folhas de pagamento dos 224 municípios do Piauí. Eles mandam um espelho da folha, com todos os vencimentos, gratificações e descontos, e tem uma grande importância nas auditorias que podem vir a acontecer”, informou.

De acordo com Braz, o sistema realiza atualizações anuais referentes às informações das folhas de pagamento. “Todas as inovações apresentadas neste treinamento tem o objetivo de qualificar as pessoas que fazem os programas de folha de pagamento, as pessoas que estão nos municípios fazendo as folhas e melhorar os recursos humanos”, explicou.

Francisco das Chagas Braz de Oliveira, Chefe da 7ª DFAM

Ele também fala que distorções foram identificadas em folhas anteriores, gerando confusão entre as informações apuradas e o que estava no sistema. “O treinamento é importante pois o sistema pede novas informações que serão cruzadas com diferentes setores do Tribunal. Além disso, muitas dessas folhas não estavam sendo enviadas adequadamente. Por isso o TCE-PI convocou os responsáveis para podermos corrigir essas distorções”, explicou.