TCE-PI realiza treinamento sobre o IEGM para gestores de Floriano e Região

Conselheiro Olavo Rebelo faz a abertura do Treinamento do IEGM em Floriano, para capacitação dos gestores

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizou na manhã desta terça-feira (10), em Floriano (240 quilômetros ao sul de Teresina), o III Treinamento do IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal). O evento é destinado à capacitação e orientação de prefeitos, secretários e outros gestores municipais sobre o IEGM, ferramenta utilizada pelos Tribunais de Contas de todo o país para medir a eficácia das políticas públicas implementadas pelas prefeituras.

A abertura do evento foi feita pelo presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, e pelo prefeito de Floriano, Joel Rodrigues. Olavo Rebelo destacou que o treinamento reforça a preocupação do TCE-PI com a capacitação dos gestores como meio de melhorar a gestão e aumentar a eficácia das medidas e ações das prefeituras. Participaram do evento 153 pessoas, entre secretários, controladores e procuradores dos municípios, vereadores e servidores públicos de Floriano, Francisco Ayres, Itaueira, Jerumenha, Flores do Piauí, Cajazeiras, Rio Grande e Arraial.

O prefeito de Rio Grande, Maurício Martins, participou do evento, além de advogados, contadores e outros profissionais que atuam junto às prefeituras da região. O treinamento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Semdas). O IEGM é composto de um conjunto de informações nas áreas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia da informação.

Por meio dessas informações, que são fornecidas pelos municípios por meio de um questionário disponibilizado pelo TCE-PI, é possível aferir a qualidade e eficácia das políticas públicas e das ações implementadas pelos municípios nas sete áreas. O treinamento foi dado pelas auditoras de Controle Externo Lucine Batista, Maria Olívia Silveira Reis e Sandra Maria de Oliveira Saraiva. Elas destacaram a importância das informações dadas pelos municípios, explicaram o processo de validação dessas informações e alertaram que o IEGM passa a ser obrigatório a partir deste ano, de acordo com resolução do TCE-PI.

Floriano é o terceiro município a receber o treinamento sobre o IEGM – os dois primeiros foram Picos e Pedro II. O próximo será aplicado em Barras, dia 13 de novembro, conforme informou o coordenador-executivo dos seminários do TCE-PI, Francisco Mendes.