TCE-PI recebe doação de obras completas do Padre Antônio Vieira

, em Destaques, Notícias

Padre Vicente Zorzo e conselheiro Abelardo Vilanova, com volumes das obras do Padre Antônio Vieira

 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) recebeu nesta quarta-feira (21), do Colégio Diocesano, a coleção das obras completas do Padre Antonio Vieira, religioso reconhecido pela atuação como missionário em terras brasileiras no Século XVII. A entrega foi feita pelo diretor-geral do Diocesano, Padre Vicente Zorzo, ao presidente em exercício do TCE-PI, conselheiro Abelardo Pio Vilanova.

Produzida pela Edições Loyola, a coleção é composta de 30 livros, que abrangem cartas, sermões, textos proféticos, políticos, histórias sobre os judeus e os índios, poesia, teatro e outros escritos inéditos. Concluída no final de 2015, a coleção exigiu dez anos de trabalho de 52 especialistas, uma equipe de tradutores de latim, investigações em arquivos de Portugal, Brasil, Espanha, França, Itália, México e Inglaterra.

A doação, que faz parte da comemoração aos 112 anos do Colégio Diocesano e aos 15 anos da Educação Infantil. O Padre Vicente Zorzo disse que a coleção busca disseminar a história do padre que se destacou por ser um orador e pregador eloquente e pelas defesas dos índios e judeus. “O Padre Antônio Vieira foi uma presença marcante na história e se transformou numa das personalidades mais influentes do Brasil no Século XVII. Suas obras são uma referência de toda a construção da sociedade e, com seu ensinamento, podemos evitar cometer erros que marcaram o passado”, destaca ele.

O presidente em exercício do TCE-PI, conselheiro Abelardo Pio Vilanova, disse que a coleção será guardada junto ao acervo da biblioteca do Tribunal e ficará disponível para pesquisa por servidores e visitantes. “Para nós é uma honra receber uma obra tão importante, que muito enriquecerá o acervo da nossa biblioteca e servirá de fonte de consulta e pesquisa para servidores e todos que vêm ao TCE-PI em busca de informação e conhecimento”, observou.

Além do TCE-PI, diversas outras instituições e órgãos públicos estão recebendo as obras completas do Padre Antônio Vieira – entre elas a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Tribunal de Justiça do Piauí (TJ), Governo do Estado, Prefeitura de Teresina, Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados, Academia Piauiense de Letras, Instituto Dom Barreto, Colégio Sagrado Coração de Jesus e Seminário de Teologia Sagrado Coração de Jesus.