Treinamento do TCE-PI capacita gestores da Regional de Parnaíba

Omir Filho faz dinâmica com participante do minicurso sobre Receitas Municipais

Os minicursos “Receitas Municipais e Contratação de Pessoal no Serviço Público”, “Prestação de Contas Municipal junto ao TCE-PI – Módulo B” e “RPPS – Conjuntura Atual, Módulo B” encerraram na tarde desta terça-feira (28) o treinamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) para os gestores de Parnaíba e região. O evento foi realizado no Serviço Nacional da Indústria (Senai) – Escola Simplício Dias, em Parnaíba, por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC).

Participaram gestores e outros representantes de Parnaíba e 11 municípios da Planície Litorânea. Entre os gestores estavam presentes os prefeitos de Ilha Grande, Hérbert Silva; de Cajueiro da Praia, Girvaldo Albuquerque da Silva; de Caraúbas, João Coelho de Santana; e de Murici dos Portelas, Ricardo Sales. Representantes da Prefeitura de Parnaíba participaram, além de secretários municipais, vereadores, contadores e outros profissionais dos municípios da região.

O diretor-geral da EGC, conselheiro Delano Câmara, que acompanhou todo o treinamento, disse que o evento em Parnaíba faz parte dos esforços do TCE-PI em busca da gestão municipal eficiente e de resultados efetivos para a população. É a primeira capacitação direcionada para os gestores das 12 cidades que serão englobadas na Regional do TCE-PI de Parnaíba, que está em implantação e começará a funcionar efetivamente no início do próximo ano. Outras duas regionais do TCE-PI serão implantadas em 2018, em Picos e Bom Jesus.

O coordenador-executivo dos seminários da EGC, Francisco Mendes, o Chiquinho, informou que a programação de cursos do TCE-PI este ano se encerrará em dezembro com treinamento sobre o IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal) em Campo Maior e participação em evento em Curimatá, reunindo Câmaras Municipais do Extremo-Sul do Piauí. “Com isso bateremos a meta de eventos para este ano”, adianta ele.

RECEITAS MUNICIPAIS – Iniciado na segunda-feira (27), o treinamento do TCE-PI em Parnaíba focou em orientações sobre prestações de contas, Sistemas Web e fiscalização da gestão. “Prestação de Contas Municipal junto ao TCE-PI” e “RPPS – Conjuntura Atual” tiveram os módulos A pela manhã e foram concluídos na tarde desta terça-feira, com os módulos B.

Os ministrantes foram o diretor da Dfam (Diretoria de Fiscalização da Administração Municipal), Vilmar Barros, e a auditora de Controle Externo Girlene Ferreira Silva, respectivamente. Já “Receitas Municipais e Contratação de Pessoal no Serviço Público”, ministrados pelos auditores de Controle Externo Omir Honorato Filho e Hernane Castro de Andrade, abordou ações e políticas públicas para a cobrança de impostos e taxas, como forma de aumentar as receitas municipais, e as regras, prazos e restrições observados em lei nas contratações no serviço público.

Hernane Castro dá orientações sobre contratação de pessoal no serviço público

Vilmar Barros, Girlene Ferreira e Chiquinho com o prefeito de Cajueiro da Praia, Girvaldo Albuquerque