Tribunais de Contas tentam elevar a régua da educação

, em Notícias

Em vez de simplesmente apontar indícios de irregularidades e identificar prefeituras em débito com as metas de atendimento na educação, os tribunais de Contas do Brasil decidiram se unir em uma iniciativa mais ambiciosa: trabalhar para levantar a régua da educação no Brasil. O projeto Educação que Faz a Diferença está na fase da pesquisa de campo para mapear o desempenho das redes de Ensino Fundamental no país e identificar práticas que podem ser replicadas para elevar o nível em todo o Brasil. 

No Rio Grande do Sul, o conselheiro Cézar Miola é um entusiasmado defensor do projeto, do qual foi um dos formuladores no  Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa.

– O trabalho é baseado em evidências, sem “achismos”. As equipes visitarão algumas redes de ensino fundamental, verificando instalações e equipamentos, além de realizar entrevistas com secretários de Educação, supervisores e coordenadores pedagógicos, diretores de escola, professores, alunos e pais – conta.

O levantamento está sendo feito em parceria com a organização  Interdisciplinariedade e Evidências no Debate Educacional  (Iede) para reconhecer as redes de excelência e as que apresentam boa evolução, mas ainda não atingiram resultado positivo expressivos. Em uma segunda etapa, o foco será a identificação de estratégias comuns adotadas pelas redes que conseguem resultados positivos para que possam servir de exemplo.

– Queremos identificar o que dá certo e, no final do ano, entregar um relatório minucioso à sociedade brasileira e aos agentes públicos; uma espécie de certificação de qualidade – informa o conselheiro.

 

Coluna de opinião Política + , do jornal Zero Hora. O espaço é editado pela jornalista e apresentadora Rosane de Oliveira.

 

O Piauí é integrante do Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa. O Comitê, sob o comando do Conselheiro Cézar Miola (TCE-RS), é responsável pela coordenação das ações da plataforma TC Educa, importante sistema que faz parte também do Projeto Integrar para acompanhamento das metas do Plano Nacional de Educação.