Tribunais de Contas do Piauí e Rio Grande do Sul trocam experiências na área da educação

, em Destaques, Notícias

 

O presidente do Tribunal de Contas do Piauí, Olavo Rebelo reuniu-se com o conselheiro do Rio Grande do Sul, César Miola, para trocar experiências entre as instituições sobre iniciativas na Educação com o intuito de fortalecer o papel dos TCs na implantação de políticas públicas na área. O encontro aconteceu na terça-feira (25), em Porto Alegre.

A assessora especial do TCE-RS, Priscila Oliveira, apresentou um estudo realizado no Tribunal gaúcho sobre o perfil dos orientadores do Rio Grande do Sul. De acordo com o conselheiro César o estudo servirá como base para focos de enfrentamento para a fiscalização do TCE-RS. “Estamos passando por um processo de evolução do controle externo, focada em uma análise cada vez mais qualitativa na fiscalização”, destacou.

O presidente Olavo Rebelo destacou que essa troca é muito importante para integração ente os Tribunais. “Estamos compartilhando modelos de gestão, o Piauí está aqui colhendo boas experiências e trazendo um projeto exitoso na educação do nosso Estado que é a Escola Augustinho Brandão de Cocal dos Alves”, disse.

O modelo de sucesso conquistado pela Escola Augustinho Brandão foi apresentado pela professora Narjara Benício, coordenadora pedagógica da Escola. Ela explicou os valores e princípios humanistas que norteiam o modelo de ensino e enumerou as conquistas dos alunos e professores de Cocal dos Alves que os transformaram em referência nacional na Educação.

Para auxiliar na fiscalização da Educação nos estados e municípios os Tribunais do Brasil estão adotando o uso do sistema TC Educa que monitora o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação. O sistema auxilia os Tribunais na atividade de fiscalização, além de oferecer subsídios aos agentes públicos visando à melhoria da política educacional.

“Os Tribunais estão fortalecendo seu papel social, estamos buscando ferramentas, compartilhando experiências para construir uma sociedade mais justa e a educação é a base para esse desenvolvimento”, explicou o presidente Olavo Rebelo.