TCE Piauí mobiliza servidores em campanha de doação de sangue

Em parceria com Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio do Programa SER TCE, realizou na manhã desta terça-feira (30) a segunda edição da campanha de doação de sangue “Você é o tipo certo de alguém”. A campanha, que faz parte das comemorações do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, entrou, neste ano, no Desafio Solidário: competição do bem promovida pelo Hemopi para estimular a doação de sangue entre órgãos e instituições, públicas ou privadas.

“No mês de novembro, nós estamos com o desafio solidário, por meio do qual os nossos parceiros vêm doar sangue e no final vamos contabilizar quantas doações cada grupo trouxe e vamos fazer uma premiação simbólica para o primeiro, o segundo e o terceiro lugar. É uma forma de incentivar a participação dos grupos e dos doadores. Tivemos uma grande adesão e estamos felizes com o resultado”, ressaltou a supervisora de Captação de Doadores do Hemopi, Susanne Rocha.

Para Ramon Patrise, auditor de Controle Externo do TCE-PI e doador de sangue, é muito importante a participação do Tribunal de Conta do Estado na campanha. “É com muita satisfação que estamos no Hemopi realizando essa doação de sangue por meio da campanha “Você é o tipo certo de alguém”. É o segundo ano que participamos e é satisfatório ver muitos servidores, colegas, amigos, colaboradores, estagiários fazendo a doação de sangue. Esse ano, o Hemopi vai premiar as instituições que mais trouxerem doadores e nós estamos no páreo. Fico muito feliz, não só pelo desafio, mas também pela oportunidade de estar ajudando as pessoas”, contou.

O diretor geral do Hemopi, Jurandir Martins Filho, agradeceu pelas doações e ressaltou que medidas como essa devem ser compartilhadas com todos. “Nós estamos recebendo os servidores, a população em geral, e a gente só tem a agradecer. Que medidas e atitudes como essa possam ser compartilhadas com os demais órgãos e empresas públicas e privadas do Piauí. Assim, nós fazemos: convocamos todo público piauiense para a doação e que cada vez mais nos tornemos solidários e adeptos a essa corrente que, acima de tudo, salva vidas”, ressaltou.

Muitas pessoas doaram pela primeira vez. Esse foi o caso da Luciana Sampaio, servidora do TCE-PI lotada na Escola de Gestão e Controle Conselheiro Alcides Nunes (EGC). “Eu indico e incentivo todos do Tribunal a fazerem esse ato de amor que é a doação. É a primeira vez que estou doando. Não vim antes porque tinha medo da agulha, achava que ia demorar, que ia doer, mas foi tudo tranquilo e as pessoas do Hemopi são muito atenciosas”, pontuou.

A campanha segue até o turno da tarde de hoje. Até o momento, 41 servidores já haviam doado sangue em nome do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI).