Terapias Alternativas são tema da segunda oficina do Ativamente TCE

Na manhã desta quinta-feira (05), servidores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), participaram de terapias alternativas promovidas pelo eixo Ativamente TCE-PI do “Projeto Saúde é da Nossa Conta”. Psicólogas e terapeutas trouxeram um pouco da Auriculoterapia, Aromaterapia, Cromoterapia, e Massagens Relaxantes para promover o bem-estar e qualidade de vida para quem faz o TCE-PI. O evento foi uma parceria do Programa Ser TCE com a Unimed Teresina.

 Para a psicóloga e terapeuta Eliana Cavalcante, a cromoterapia melhora bastante o desempenho no trabalho. “Hoje estamos realizando várias terapias alternativas. Dentre elas a Cromoterapia, que proporciona relaxamento, qualidade do sono, e melhora a condição em relação à ansiedade e depressão. A cromoterapia é realizada com cores, e cada cor referencia um tipo de tratamento. Por exemplo, a cor rosa vai provocar a diminuição da ansiedade, a cor azul vai promover a qualidade do sono. Essa terapia auxilia na boa produtividade no trabalho e na vida”, contou.

As terapias aconteceram na Seção de Serviços Integrados de Saúde (SSIS), de 8h às 12h da manhã, com as psicólogas Kelly Martins e Eliana Cavalcante. Ao todo foram 20 colaboradores e servidores que puderam experimentar os benefícios dessas terapias na prática.

 De acordo com a servidora Laiana Rufino, o momento foi de recarregar as energias para ser mais produtivo no trabalho. “Achei interessante essa prática no Tribunal porque traz uma leveza e relaxamento no ambiente de trabalho. Aqui me senti totalmente recarregada, e estou totalmente bem, pronta para dar o meu melhor.”, declarou.

A atividade faz parte do Ativamente TCE, que é um dos eixos do Projeto “Saúde é da Nossa Conta”, e segundo a enfermeira Kelly Maciel, coordenadora do Programa SER TCE, essas terapias trazem benefícios para a vida profissional e pessoal.

“Hoje trabalhamos as terapias alternativas, tendo como intenção auxiliar os servidores e colaboradores na qualidade de vida no trabalho e fora dele. Para a próxima quinta-feira (12), vamos trabalhar a Oficina das Emoções com a psicóloga da Escola de Contas, Valquíria Nogueira, tendo em vista que o Ativamente TCE tem como foco a promoção de atividades de apoio na prevenção e diminuição do estresse no âmbito do trabalho”, destacou.